quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Nossa Senhora de Cotoca


Em fins do século XVIII, na Bolívia, três humildes camponeses foram acusados injustamente de um assassinato. Fugiram, então, desesperados rumo ao Rio Grande. Depois de andarem algumas léguas chegou a noite trazendo muito frio e uma atroz ventania. Decidiram descansar numa pequena clareira do monte de Asusaquí. Logo procuraram acender um fogo para se aquecer. Com o auxílio de um machado, um dos rapazes deu vigorosos golpes numa grande árvore que encontrou. Para sua surpresa, a árvore parecia oca. O que estaria escondido naquele estranho tronco? Começaram a golpeá-lo mais fortemente e, espantados, viram dentro do tronco uma pequena imagem da Virgem Maria.
Emocionados, os fugitivos resolveram levar a imagem para seu patrão, desistindo da fuga. A fama do milagroso achado rapidamente se espalhou. Foi crescendo o número dos que iam render culto à Virgem e pedir graças. Uma devota construiu em Cotoca a primeira e bem humilde capelinha que foi abençoada no dia 15 de Dezembro de 1799.
A aldeia de Cotoca localiza-se a 20 quilômetros de Santa Cruz, na Bolívia, sobre a rodovia que corta o Rio Grande na entrada de Chiquitanía. O povoado é conhecido por seus excelentes trabalhos em cerâmica e por um prato típico feito de queijo, o “Sonso”. Mais ainda é famosa pela presença da “Mamita de Cotoca”, como é carinhosamente venerada a Virgem Maria no Santuário que atualmente tem os cuidados pastorais dos Frades Dominicanos. A Paróquia do Santuário tem como nome a “Purísima Concepción de la Virgen” e possui numerosas comunidades rurais.
A festa de Cotoca, celebrada com grande devoção nos dias 07 e 08 de Dezembro, atrai milhares de devotos de toda a Bolívia.

Hino à Virgem de Cotoca
(em espanhol)

Virgen de Cotoca,
portento de luz,
con fervor te invoca
todo Santa Cruz.
 1. Estrella del cielo, Madre de bondad,
tu eres el consuelo de la humanidad.
Excelsa Señora, tierna y bella flor,
milagrosa aurora de piadoso amor.
 2. Símbolo de puras virtudes sin par:
Reino de dulzuras, joya del altar.
En ti corona que oprime tu sien:
es red que aprisiona la esencia del bien.
3. Eres Reina y Dueña de gracia y candor,
y el alma cruceña se funde en tu amor.
Bendícenos, tierna Virgen oriental
y tu luz eterna nos libre del mal.
 Nossa Senhora de Cotoca, Rogai por nós!

Festa Litúrgica: 08 de Dezembro.
Fonte: http://www.a12.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário