terça-feira, 22 de dezembro de 2015

NOSSA SENHORA DA ATOCHA

nOSSA SENHORA DA ATOCHA

HISTÓRIA
Segundo a tradição, o culto local a Nossa Senhora da Atocha teve início em 1610, ano em que foi construída uma pequena ermida em honra de Nossa Senhora da Atocha.
Esta foi mandada edificar por um fidalgo galego, natural de Ponte Vedra, chamado Juan Garcia Bacelar, que ainda jovem, em agradecimento por ter sido salvo da queda eminente num precipício, depois de ter invocado a Senhora, tinha feito tal promessa. Porém como era ainda muito jovem (calcula-se que teria cerca de 10 anos) não pode logo cumprir a sua promessa.
Mais tarde este fidalgo veio viver para Portugal e instalou-se em terras do Mosteiro de Santa Cruz em Coimbra e decidiu então cumprir o seu voto. Construiu a ermida que, desde logo, começou a ser local de devoção e peregrinação das gentes da redondeza. A devoção popular atribuiu à intercessão de Nossa Senhora da Atocha várias graças e milagres que foram ocorrendo naquela pequena ermida.
A Congregação do Mosteiro de Santa Cruz, também se tornou muito devota da Senhora da Atocha, pelo que, por sua iniciativa, a ermida, já pequena demais para os peregrinos que ali afluíam, mandou edificar uma nova Igreja no ano de 1645. No séc. XVIII, foram realizadas obras que resultaram na Igreja actual.
Em 1670 a imagem da Padroeira foi transferida da ermida para a nova Igreja, sendo entronizada com grande solenidade no mês de Julho desse ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário