Nossa Senhora do Ó - Festa católica
de origem espanhola
A festa de Nossa Senhora do Ó foi
instituída no século VI pelo décimo
Concílio de Toledo, ilustre na História
da Igreja
instituída no século VI pelo décimo
Concílio de Toledo, ilustre na História
da Igreja
Festa católica de origem claramente
espanhola, a festa de hoje é conhecida
na liturgia com o nome de “Expectação
do parto de Nossa Senhora”, e entre o povo com o título
de “Nossa Senhora do Ó”. Os dois nomes têm o mesmo
significado e objetivo: os anelos santos da Mãe de
Deus por ver o seu Filho nascido. Anelos de milhares e
milhares de gerações que suspiraram pela vinda do
Salvador do mundo, desde Adão e Eva, e que se recolhem
e concentram no Coração de Maria, como no mais puro e
limpo dos espelhos. A Expectação (expectativa) do parto
não é simplesmente a ansiedade, natural na mãe jovem
que espera o seu primogênito; é o desejo inspirado e
sobrenatural da “bendita entre as mulheres”, que foi
escolhida para Mãe Virgem do Redentor dos homens,
para corredentora da humanidade. Ao esperar o seu
Filho, Nossa Senhora ultrapassa os ímpetos afetivos
de uma mãe comum e eleva-se ao plano universal da
Economia Divina da Salvação do mundo.
espanhola, a festa de hoje é conhecida
na liturgia com o nome de “Expectação
do parto de Nossa Senhora”, e entre o povo com o título
de “Nossa Senhora do Ó”. Os dois nomes têm o mesmo
significado e objetivo: os anelos santos da Mãe de
Deus por ver o seu Filho nascido. Anelos de milhares e
milhares de gerações que suspiraram pela vinda do
Salvador do mundo, desde Adão e Eva, e que se recolhem
e concentram no Coração de Maria, como no mais puro e
limpo dos espelhos. A Expectação (expectativa) do parto
não é simplesmente a ansiedade, natural na mãe jovem
que espera o seu primogênito; é o desejo inspirado e
sobrenatural da “bendita entre as mulheres”, que foi
escolhida para Mãe Virgem do Redentor dos homens,
para corredentora da humanidade. Ao esperar o seu
Filho, Nossa Senhora ultrapassa os ímpetos afetivos
de uma mãe comum e eleva-se ao plano universal da
Economia Divina da Salvação do mundo.
As antífonas maiores que põe a Igreja nos lábios dos
seus sacerdotes desde hoje até a Véspera do Natal e
começam sempre pela interjeição exclamativa Ó
(“Ó Sabedoria… vinde ensinar-nos o caminho da
salvação”; “Ó rebento da Raiz de Jessé… vinde
libertar-nos, não tardeis mais”; “Ó Emanuel…, vinde
salvar-nos, Senhor nosso Deus”), como expoente
altíssimo do fervor e ardentes desejos da Igreja, que
suspira pela vinda de Jesus, inspiraram ao povo
espanhol a formosa invocação de “Nossa Senhora
do Ó”. É ideia grande e inspirada: a Mãe de Deus,
posta à frente da imensa caravana da humanidade,
peregrina pelo deserto da vida, que levanta os braços
suplicantes e abre o coração enternecido, para pedir
ao céu que lhe envie o Justo, o Redentor.
seus sacerdotes desde hoje até a Véspera do Natal e
começam sempre pela interjeição exclamativa Ó
(“Ó Sabedoria… vinde ensinar-nos o caminho da
salvação”; “Ó rebento da Raiz de Jessé… vinde
libertar-nos, não tardeis mais”; “Ó Emanuel…, vinde
salvar-nos, Senhor nosso Deus”), como expoente
altíssimo do fervor e ardentes desejos da Igreja, que
suspira pela vinda de Jesus, inspiraram ao povo
espanhol a formosa invocação de “Nossa Senhora
do Ó”. É ideia grande e inspirada: a Mãe de Deus,
posta à frente da imensa caravana da humanidade,
peregrina pelo deserto da vida, que levanta os braços
suplicantes e abre o coração enternecido, para pedir
ao céu que lhe envie o Justo, o Redentor.
A festa de Nossa Senhora do Ó foi instituída no século
VI pelo décimo Concílio de Toledo, ilustre na História
da Igreja pela dolorosa, humilde, edificante e pública
confissão de Potâmio, Bispo bracarense, pela leitura
do testamento de São Martinho de Dume e pela
presença simultânea de três santos de origem
espanhola: Santo Eugênio III de Toledo, São Frutuoso
de Braga e o então abade agaliense Santo Ildefonso.
VI pelo décimo Concílio de Toledo, ilustre na História
da Igreja pela dolorosa, humilde, edificante e pública
confissão de Potâmio, Bispo bracarense, pela leitura
do testamento de São Martinho de Dume e pela
presença simultânea de três santos de origem
espanhola: Santo Eugênio III de Toledo, São Frutuoso
de Braga e o então abade agaliense Santo Ildefonso.
Primeiro comemorava-se hoje a Anunciação de Nossa
Senhora e Encarnação do Verbo. Santo Ildefonso
estabeleceu-a definitivamente e deu-lhe o título de
“Expectação do parto”. Assim ficou sendo na Hispânia
e passou a muitas Igrejas da França, etc. Ainda hoje é
celebrada na Arquidiocese de Braga.
Senhora e Encarnação do Verbo. Santo Ildefonso
estabeleceu-a definitivamente e deu-lhe o título de
“Expectação do parto”. Assim ficou sendo na Hispânia
e passou a muitas Igrejas da França, etc. Ainda hoje é
celebrada na Arquidiocese de Braga.
Nossa Senhora do Ó, rogai por nós!
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