História nossa senhora do bom parto
Devoção
É importante que se relacione o título
dessa devoção com o nascimento de
Jesus. Maria, uma mulher normal, deu
à luz um filho, que todos conhecemos
como o Filho de Deus, Jesus de Nazaré,
o Salvador da humanidade (cf. Lc 2, 1-7).
dessa devoção com o nascimento de
Jesus. Maria, uma mulher normal, deu
à luz um filho, que todos conhecemos
como o Filho de Deus, Jesus de Nazaré,
o Salvador da humanidade (cf. Lc 2, 1-7).
Como se iniciou esta devoção? Pe.
Arlindo Rubert, em seu livro “Os trinta
títulos de Nossa Senhora”, assim relata:
Arlindo Rubert, em seu livro “Os trinta
títulos de Nossa Senhora”, assim relata:
Muitas mães aflitas, principalmente outrora
quando não havia recursos médicos, ao
chegarem à sua hora tinham momentos
de angústia e recorriam confiantes àquela
que em milagroso parto dera com felicidade
à luz o Salvador do mundo. Sabe-se que,
pelo menos a partir do século XVII, no Brasil,
se honrava a Virgem Maria por ocasião da preparação da festa do Natal, que era
precedida por novena e pregação em honra da expectativa do parto da Virgem Maria
. Dizia-se também Nossa Senhora do O: “Ó Sabedoria…; Ó raiz de Jessé…; Ó chave
de Davi…”, etc.
quando não havia recursos médicos, ao
chegarem à sua hora tinham momentos
de angústia e recorriam confiantes àquela
que em milagroso parto dera com felicidade
à luz o Salvador do mundo. Sabe-se que,
pelo menos a partir do século XVII, no Brasil,
se honrava a Virgem Maria por ocasião da preparação da festa do Natal, que era
precedida por novena e pregação em honra da expectativa do parto da Virgem Maria
. Dizia-se também Nossa Senhora do O: “Ó Sabedoria…; Ó raiz de Jessé…; Ó chave
de Davi…”, etc.
Aos poucos, a invocação litúrgica da Expectação do Parto de Nossa Senhora,
mudou-se, na hora das mães mais humildes, em Nossa Senhora do Bom Parto,
à qual sucediam-se promessas e cumprimentos de votos após partos bem
sucedidos, formando-se confrarias e levantando-se igrejas e capelas para honrar
a benevolência da Mãe da humanidade.
mudou-se, na hora das mães mais humildes, em Nossa Senhora do Bom Parto,
à qual sucediam-se promessas e cumprimentos de votos após partos bem
sucedidos, formando-se confrarias e levantando-se igrejas e capelas para honrar
a benevolência da Mãe da humanidade.
No Rio de Janeiro, havia a bela igreja de Nossa Senhora do Bom Parto, como
havia também em diversas outras cidades e vilas, sendo muito visitadas. Nossa
Senhora do Bom Parto também é representada de pé, com o belo Menino nos
braços, rodeada de mães grávidas que lhe imploram proteção.
havia também em diversas outras cidades e vilas, sendo muito visitadas. Nossa
Senhora do Bom Parto também é representada de pé, com o belo Menino nos
braços, rodeada de mães grávidas que lhe imploram proteção.
Na Região Episcopal Belém, Arquidiocese de São Paulo, temos a alegria de
honrar Maria com este título, através da Paróquia Nossa Senhora do Bom Parto,
no bairro Tatuapé.
honrar Maria com este título, através da Paróquia Nossa Senhora do Bom Parto,
no bairro Tatuapé.
Que ela continue, portanto, sendo a grande protetora das mães parturientes!
(Texto de Irmã Etel Maria Pereira da Costa, Doutora em Mariologia, da Congregação
das Irmãs de Maria Menina)
das Irmãs de Maria Menina)
Histórico
A Comunidade Nossa Senhora do Bom Parto foi erigida Paróquia em 1925.
Faz parte do Setor Tatuapé da Região Episcopal Belém, da Arquidiocese de
São Paulo. Durante décadas, a antiga igreja dedicada a Nossa Senhora do
Bom Parto esteve localizada no centro do largo que leva o mesmo nome. A
partir de 1958 foi iniciada a construção da igreja atual num terreno de 1900 m²,
localizado na esquina entre as ruas Serra do Japi e Azevedo Soares. A
conclusão da obra deu-se em 1983.
Faz parte do Setor Tatuapé da Região Episcopal Belém, da Arquidiocese de
São Paulo. Durante décadas, a antiga igreja dedicada a Nossa Senhora do
Bom Parto esteve localizada no centro do largo que leva o mesmo nome. A
partir de 1958 foi iniciada a construção da igreja atual num terreno de 1900 m²,
localizado na esquina entre as ruas Serra do Japi e Azevedo Soares. A
conclusão da obra deu-se em 1983.
O anteprojeto é de autoria do Padre Lamberto Van de Leemput, e o traçado
definitivo ficou a cargo do engenheiro Nathan Lerner. Trata-se de uma construção
moderna e arrojada, naturalmente iluminada, de linhas simples e retas.
definitivo ficou a cargo do engenheiro Nathan Lerner. Trata-se de uma construção
moderna e arrojada, naturalmente iluminada, de linhas simples e retas.
A parte superior da fachada tem formato triangular, que acompanha a figura
do teto de duas águas. Sua frente é composta de três entradas, divididas por
colunas retas, separando três vãos retangulares superiores. A cobertura e as
portas frontais , de vidro, iluminam a escadaria de acesso e convidam o fiel
a entrar. À noite, essas mesmas escadas recebem iluminação de solo, o
que as tornam belas e seguras. Há duas entradas laterais: pela rua Serra do
Japi tem-se acesso à secretaria e ao velário; pela rua Dona Cândida pode-se
optar pela escada
ou pela rampa de acesso.
do teto de duas águas. Sua frente é composta de três entradas, divididas por
colunas retas, separando três vãos retangulares superiores. A cobertura e as
portas frontais , de vidro, iluminam a escadaria de acesso e convidam o fiel
a entrar. À noite, essas mesmas escadas recebem iluminação de solo, o
que as tornam belas e seguras. Há duas entradas laterais: pela rua Serra do
Japi tem-se acesso à secretaria e ao velário; pela rua Dona Cândida pode-se
optar pela escada
ou pela rampa de acesso.
No presbitério, elevado e amplo, destacam-se o belo altar e o sacrário.
O crucifixo (5,40 m) com a imagem de Cristo (2,70 m) foi esculpido por Nelson
D’Orazio, de um único tronco de madeira e respectivos galhos, durante quatro
meses, em 1980, quando o artista contava 21 anos de idade. Foi adquirido pela
Paróquia em 1982.
D’Orazio, de um único tronco de madeira e respectivos galhos, durante quatro
meses, em 1980, quando o artista contava 21 anos de idade. Foi adquirido pela
Paróquia em 1982.
O interior do templo é composto por diversas pinturas retratando a relação de
Maria e a Santíssima Trindade, a Anunciação, a Visita de Maria à Isabel, e
outros símbolos marianos, do espanhol natural de Tanabi, José Perez, já falecido.
Maria e a Santíssima Trindade, a Anunciação, a Visita de Maria à Isabel, e
outros símbolos marianos, do espanhol natural de Tanabi, José Perez, já falecido.
A imagem de Nª Sª do Bom Parto – trazida de Portugal e doada à Paróquia por
uma família de devotos – mostra a jovem Maria em pé, em trajes judeus,
segurando e, ao mesmo tempo, oferecendo o recém-nascido à humanidade.
Sua coroa foi especialmente confeccionada para a coroação oficial, ocorrida
por ocasião do 80º aniversário da Paróquia, em 2005.
uma família de devotos – mostra a jovem Maria em pé, em trajes judeus,
segurando e, ao mesmo tempo, oferecendo o recém-nascido à humanidade.
Sua coroa foi especialmente confeccionada para a coroação oficial, ocorrida
por ocasião do 80º aniversário da Paróquia, em 2005.
A festa da padroeira é celebrada no dia 8 de outubro.
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